Versículo do Dia


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Inveja - Uma enfermidade que atravessa séculos na igreja

Durante toda ouvir dizer que a inveja mata. Todavia, antes de matar pode provocar um estrago sem precedentes do ponto de vista psicológico, social e espiritual. Não é preciso adquirir muito para ser alvo da inveja, quando encontramos pessoas que invejam o sucesso, o sorriso, a realização,  o brilho, o fruto alheo, etc. Engana-se quem pensa não existir inveja dentro igreja, pois inveja é despertada dentro do grupo de pseudo-cristãos que entram na igreja, bem como em nossa vida com uma falsidade imperceptível.

O invejoso, não consegue ver alguém desenvolvendo aquilo que se propôs fazer, pois ele mesmo apenas se propôs, porem não consegue desenvolver, isso porque perde seu tempo cuidando da vida alheia e acaba por esquecer seu compromisso e após isso cria dois personagens que precisam ser apresentado a sociedade (os irmãos). Um, bom (Ele), outro mau (Seu próximo).  Infelizmente este sentimento mesquinho e repugnante está presente em várias pessoas frustradas nas igrejas que não medirão esforços para atingir qualquer pessoa que dá o fruto que ela tanto almeja.
  
Para estes, a inveja não só está na igreja como também está nos demais espaços sociais como no trabalho, na cultura, no talento, etc. Ela (a inveja) é a explícita imagem da maldade refletida num espelho de mentiras. O invejoso é capaz de transformar o bem no mal e o mal no bem. Ele procura sempre subtrair o bom trabalho ao mínimo desprezível possível simplesmente por não possuir a capacidade de realização de um trabalho eficiente que contribua para a sociedade e para o Reino. 

O invejoso não faz, por que não sabe, não tem competência nem habilidade para produzir e avaliar o que é bom para seu próximo, mas é inteligente, astuto e especialista em criticar, reduzir, aniquilar trabalhos, projetos e ideias. A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual, ou até mesmo pelo caráter.

Contudo, a inveja é um sentimento incorporado ao ser humano capaz de provocar desunião, intriga, brigas, confusões, e até, morte espiritual. A satisfação do invejoso é vê a desgraça do outro e se alegrar. Porém, jamais poderá tirar do seu íntimo sua fragilidade e frustração em não conseguir contribuir com o seu próprio sucesso e pior, saber que nada pode fazer para substituir o sucesso dos outros. Fica apenas restrito a falar, debochar, intrigar, mentir e criticar. A forma mais eficaz de conter os invejosos é mostrar trabalho e competência e deixá-los sem dormir com mais inveja.


Por: Carlos Eduardo

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.