Versículo do Dia


domingo, 14 de janeiro de 2024

A jornada da cura interior

 

Texto Base - Salmo 147:3 (ARA)

"Ele é quem cura os quebrantados de coração e lhes pensa as feridas."


Introdução

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a paz do Senhor esteja convosco. Hoje, mergulharemos nas profundezas da Palavra de Deus para explorar o tema da cura interior. Vivemos em um mundo repleto de desafios, onde as feridas emocionais e espirituais muitas vezes passam despercebidas. No entanto, Deus, em Sua infinita misericórdia, oferece a promessa de cura para os quebrantados de coração. Vamos juntos embarcar nesta jornada de descoberta e restauração.

1 - A Realidade da Necessidade de Cura Interior

Quando olhamos para a condição humana, o profeta Jeremias nos adverte em Jeremias 17:9 (NVI): "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Esta passagem nos confronta com a realidade de que, por conta própria, somos incapazes de discernir as profundezas do nosso coração. Precisamos reconhecer a necessidade de cura interior, uma cura que vai além do superficial.

2 - A Promessa de Cura na Palavra de Deus

Diante da nossa necessidade, encontramos consolo na promessa divina. O Salmo 34:18 (NVI) nos assegura: "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido." Aqui, Deus não apenas reconhece a nossa necessidade, mas Ele se aproxima daqueles quebrantados, oferecendo não apenas alívio, mas a restauração completa do nosso ser. A promessa é clara: a cura interior está disponível para os que se voltam para Ele em humildade.

3 - O Papel da Fé e Confissão na Cura Interior

Como participantes ativos do processo de cura, a Palavra nos orienta em Tiago 5:16 (ARA): "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." Aqui, aprendemos que a fé e a confissão são elementos cruciais na busca pela cura interior. Ao reconhecermos nossas fraquezas diante de Deus e uns aos outros, abrimos espaço para a intervenção divina e para a restauração completa.

4 - A Cura Interior como Processo Contínuo

Muitas vezes, podemos nos perguntar se a cura interior é uma jornada sem fim. A resposta é encontrada em Filipenses 1:6 (NVI): "Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." Aqui, Paulo nos assegura que a jornada da cura interior é um processo contínuo, guiado pela mão amorosa de Deus. Ele é fiel para completar a boa obra que começou em nós, moldando-nos à imagem de Seu Filho, Jesus Cristo.

Conclusão

Amados, a cura interior é uma bênção divina disponível para todos os filhos de Deus. Ao reconhecermos nossa necessidade, confiarmos nas promessas da Palavra, praticarmos a fé e a confissão, e nos entregarmos ao processo contínuo do Espírito Santo, experimentaremos a restauração completa que somente Deus pode proporcionar. Que possamos buscar Sua cura em todos os aspectos de nossa vida, permitindo que Ele cure os quebrantados de coração e pense as feridas mais profundas. Que a paz do Senhor esteja conosco enquanto trilhamos essa jornada de cura interior. Amém.


Por; Pr. Carlos Ferreira


1 comentários:

  1. Obrigado. Estava precisando desta palavra. Não para de publicar não, pastor kadu.

    ResponderExcluir

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.