Versículo do Dia


sábado, 25 de janeiro de 2014

O que é Doxologia?

A vida muitas vezes se torna em uma correria, queremos praticidade e simplicidade com a finalidade de tornar tudo o mais ágil possível. E, às vezes até mesmo no momento de elevarmos a Deus a nossa oração, acabamos por aplicar os requisitos acima esquecendo-nos da Doxologia que lhe é devida! E, isso vai nos custar caro, pois em tempo ou fora de tempo, Deus não pode ficar sem Sua adoração! 
Em perguntas e respostas, vamos verificar o que isso significa na prática:


1. O que significa a palavra Doxologia?

A doxologia (Do grego δόξα [doxa] "glória" + -λογία [-logia], "palavra") foi uma fórmula de louvor e glorificação usada no Antigo e no Novo Testamento.

2. Onde era aplicada a Doxologia?

A doxologia (louvor e glorificação) era utilizada para se iniciar ou finalizar uma oração, podendo ainda ser um cântico isolado ou uma declaração espontânea de louvor. 

Devemos praticar a doxologia não apenas pelo que Deus faz, mas principalmente, pelo que Deus É. 

Texto Bíblico: Mateus 6:9-13 "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém".

Comentário: Note que no exemplo de oração que o Mestre nos deixou, a Doxologia aparece no início e no final da oração, numa demonstração clara do quanto ela é importante para obtermos a atenção do Senhor!

3. Somos obrigados a praticar a Doxologia?

Jesus afirmou que o Pai está buscando os verdadeiros adoradores e não os religiosos comprometidos apenas com os seus próprios interesses dentro da igreja! É muito comum hoje em dia, observarmos muitas pessoas que freqüentam a igreja em busca de adoração própria e reconhecimento dos homens e não de um Deus para ser adorado! 

Texto Bíblico: Atos 12:21-23 "E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou".

4. Existe mandamento para praticar a doxologia na Bíblia?

Sim, existem muitos! Vejamos um exemplo:
"Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o Senhor no esplendor do seu santuário". Salmos 29:2

5. Cite 4 exemplos de doxologia no Velho Testamento.

I. "Bendito seja o SENHOR Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém. Louvai ao SENHOR". Salmos 106:48

II. "Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra'. Salmos 57:5

III. "O SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!" Salmos 8:1

IV. "O SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?" Êxodo 15:11 

6. Cite 4 exemplos de doxologia no Novo Testamento.

I. "O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória". Efésios 1:14

II. "Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém". Apocalipse 7:12

III. "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém". Romanos 11:36

IV. "Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas". Apocalípse 4:11

Conclusão:

Como pudemos observar pelas respostas acima, a Doxologia apesar de uma obrigação é uma imensa satisfação para o crente! Pois prazer maior do que amar, adorar, glorificar, honrar e louvar ao Senhor não há na existência das criaturas! 

Para encerrarmos este breve estudo sobre Doxologia, vou citar aqui a mais longa e abrangente Doxologia do Novo Testamento escrita por Judas, irmão de Jesus e de Tiago que encontra-se no livro de Judas 1:24 e 25:

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém".

Por: Pr.r João Bovolini

2 comentários:

  1. Gostei muito desta explicação. Esclareceu perfeitamente o que vem a ser doxologia, com exemplos e comentários pertinentes que nos ajudam bastante.
    Pode enviar uma cópia para o o meu e-mail? ficarei muitíssimo agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solicite pelo nosso wathsapp no canto superior direito do blog

      Excluir

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.