Versículo do Dia


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Adoração verdadeira. Is 1: 10-17



“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” João 4: 24

INTRODUÇÃO
A adoração é um dos importantes aspectos em que as igrejas precisam crescer. Há muito a aprender e a pôr em prática nessa área. Adorar significa prestar culto, servir. Os adoradores de Deus têm-se multiplicado a cada dia. Poderíamos até ficar contentes com isso.
Mas, a grande pergunta que existe é: será que todos são verdadeiros adoradores? Será que existe uma consciência de adoração verdadeira a Deus ou está havendo uma mesclagem do sacro com o profano, da adoração sincera com a hipocrisia? Ao tempo do Antigo Testamento, já existiam muitos que se diziam adoradores. Mas o culto que prestavam não era aceito pelo Senhor, Is. 1: 13. Aprendemos no Novo Testamento que os verdadeiros adoradores precisam adorar a Deus em espírito e em verdade, Jo 4: 23.

QUE SIGNIFICA ADORAR A DEUS EM ESPÍRITO?
a) Adoração pressupõe novo nascimento, Jo 3:5. Somente aqueles que passaram pela regeneração podem prestar adoração: “ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo", 1 Co 12: 3. O verdadeiro adorador é aquele que morreu para o mundo, teve os sentimentos mundanos sepultados e agora vive para Deus, Rm 6: 11. E o Senhor mesmo quem coloca em nossos lábios um novo cântico, SI 40: 3. Isso significa adoração em espírito, pois vem do Espírito de Cristo que habita em nós, Rm. 8: 9; I Co. 3: 16.
b) O valor da hinologia na adoração. Hinologia é a arte de recitar, cantar ou compor hinos. No Novo Testamento há, segundo os intérpretes, trechos de hinos cantados na igreja antiga. São composições nitidamente cristãs. Ex: Ef 5: 14; 1 Tm 3: 16; Fp 2: 6-11; CU: 15-20; Hb 1:3. Atualmente, há nas igrejas canções com ritmos até bonitos, mas com letras vazias de adoração, de expressão, de consciência, de Palavra de Deus, Ef 4: 29. Muitas músicas são plagiadas, sem consistência. E há ritmos que levam mais ao embalo do corpo do que ao louvor a Deus.
As letras das canções que entoamos refletem nossa fé, nossa teologia. Se muitos dos cânticos de hoje são pobres de conteúdo é porque, também, estamos doutrinariamente empobrecidos. Hinos edificantes foram esquecidos em muitas igrejas. Mas seu conteúdo é riquíssimo e inspirador. Por isso, devem ser cantados.
c) O momento de adoração não pode ser banalizado. Muitas igrejas estão sendo banalizadas, pois os púlpitos estão se tornando palcos de shows e o Senhor dos senhores não tem sido adorado, reverenciado e, muitas vezes, nem ao menos lembrado. Adorar a Deus em espírito é mais sério que às vezes temos pensado. O texto de Eclesiastes 5:1 parece ter sido riscado de muitas Bíblias: “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus”.

QUE SIGNIFICA ADORAR A DEUS EM VERDADE?
Quando Jesus disse que os verdadeiros adoradores adorariam o Pai “em verdade” referia-se à ausência da hipocrisia por parte dos adoradores. Quem adora “em verdade” tem coração sincero, íntegro. Jesus estava condenando o ritualismo judaico que impedia a realização de um culto sincero.
a) Conhecer o objeto da verdade. Na Bíblia, Jesus é a verdade de Deus. Ele é a expressão do que Deus é, Jo. 14:6; Hb. 1: 3. Por isso, o cristão procura, a cada dia, crescer na graça e no conhecimento de quem é seu salvador e mestre.
b) Andar de acordo com os princípios do evangelho. Davi perguntou: “Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?” E ele mesmo respondeu: “O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.” SI.24:3,4. Se não há integridade, fidelidade ao Senhor, como poderemos prestar-lhe autêntica adoração? Adorar a Deus implica em muito mais que entoar alegres cânticos na igreja.
c) Adorar com sinceridade de coração. Em Isaías 1: 11-15 há dura condenação ao culto prestado de forma insincera. Sacrifícios e ofertas não significam real adoração. O profeta Oséias também trouxe uma palavra de condenação por causa da hipocrisia dos adoradores: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” Os 6: 6.

 ATITUDES QUE IMPEDEM A ADORAÇÃO
O escritor Alexandre Cerqueira, em seu livro Adoração & Adoradores, menciona diversas atitudes que impedem a adoração. Mencionamos algumas delas a seguir:
  • Traumas e feridas emocionais não curadas (abusos, roubos, traições, palavras negativas, frustrações, decepções, perdas, etc): Is 1: 5; Mt 11: 28-30;
  • Amargura, rancor, falta de perdão: Hb 12: 15;
  • Baixa-auto estima, complexo de inferioridade ou de superioridade: Tg. 3:14; 1 Sm 18: 1-9;
  • Impureza, imoralidade: Gl 5:19; 1 Co 6:9,18;
  • Problemas de relacionamento, contendas, divisões: Rm. 13: 13; 1 Co. 1:10;
  • Língua ferina, fofoca, falar mal do próximo, julgá-lo: Tg 3: 8; 4:11,12.
  • Mentira: Rm 1: 25; 1 Jo 2: 21.
CONCLUSÃO
Precisamos restaurar o sentimento da verdadeira adoração. É para isto que fomos chamados por Deus. Fomos criados para sermos verdadeiros adoradores.
Que Deus nos abençoe nesta tarefa. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.