Versículo do Dia


segunda-feira, 22 de julho de 2019

Resistindo as tentações

Introdução - Gn 1.28
Resistir a tentação, parece tão difícil quanto sofrer um acidente de avião e sair ileso. Quase sempre, sentimo-nos impotente diante da "grandeza" do pecado, ou da tentação que nos assola e até mesmo chega nos dominar.

"E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem pelo chão”. Gn 1.28

O texto proposto e lido, reporta a certeza da capacidade humana em diversos aspectos. Todavia, o que me chama atenção é saber que, até estamos sujeitos a terra, porém, fomos feitos para dominá-la e não para sermos, por ela, dominados.
Estamos rodeados de diversas citações que contribui para nosso fracasso: dinheiro, televisão, futebol, jogos, internet, pornografia, álcool, cigarro, drogas, etc.
Considerando o texto explorado, entre tantos outros que compunha a as Sagradas Escrituras, convém que fujamos da aparência do mal 1Ts 5:22, isto significa evitar qualquer experiência com o pecado, pois podemos perder o controle da situação.
Quando caímos no pecado o primeiro passo para nos levantar é reconhecer que erramos o alvo. Segue a algumas estratégias para vencer as tentações:

1- Deus nos fez um ser livre - Gl 5:13
A carne é fraca Mc 14:38, por isso precisamos tomar todo cuidado, pois quando menos percebemos, nos tornamos escravos de nós mesmos. A tentação começa como uma primeira experiência e depois se torna algo tão envolvente, tirando de nós e dos que nos cercam, a liberdade. Mas por amor a nossa vida e família, somos capazes, de vencer as tentações, pois fomos criados imagens e semelhança daqu'Ele (Jesus), que por amor a Sua família (nós), entregou Sua vida resgatam-nos do nosso pecado.

2 - Direcionar o prazer para o lugar certo - Sl 1:1,2
O pecado nos proporciona um prazer que só pode ser suprido com a alegria da presença do Senhor. Isso satisfaz a vida plenamente não deixando carências. Nunca devemos dizer que vencemos a tentação pela religião, mas pela alegria da intimidade com Jesus, a água da vida que te sacia para sempre Jo 4:11.
Quando o nosso prazer está na lei do Senhor, o Espírito Santo nos enche de uma alegria tão grande, que não sentimos falta de mais nada.

3 - Não negociar com o pecado - Rm 6:13,14
A determinação em vencer o pecado deve ser firme e inegociável.
Todos, quando escolhemos pecar, pensamos ter o autocontrole sobre o pecado, porém se não cuidarmos seremos sempre vítimas do nosso engano. Por isso, precisamos ser radicais contra o pecado para não sermos vencidos por ele. É como estar à beira de um abismo Sl 42:7. O lugar mais seguro é bem longe dele.
Você está disposto a lutar contra os desejos da carne?
Se pela Graça de Deus somos fortalecidos para resistir ao pecado, logo somos capazes de, Em Cristo Jesus, vencê-lo.

Conclusão - 1Co 6:12
Tudo que tenta te dominar pode se tornar algo vicioso. Tome muito cuidado com práticas que podem se tornar algo incontrolável.
Se você já está dominado por algo, lembre-se que é importante desejar ser livre, pois a vontade de sair deve ser maior que a vontade de ficar. Procure encontrar prazer em Deus de maneira que a alegria espiritual seja compensatória das carências ilusórias que um dia te escravizou. Esteja determinado a vencer o pecado, não negociando ou protelando a decisão para depois.

Somente Jesus Cristo tem poder para te libertar!

Por; Pr. Carlos Ferreira (Pr. Kadu)

1 comentários:

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.