Versículo do Dia


quarta-feira, 13 de março de 2019

De sábia, para tola PV 14.1


Introdução
Quando lemos: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea (Gênesis 2.18)”, podemos perceber a importância da mulher naquilo que chamamos MATRIMÔNIO.

É um grande erro atribuir o alimento espiritual de um lar ao marido. Para que uma família esteja solidificada na palavra e na presença de Deus é necessário que TODA a família exerça o mesmo empenho na leitura do evangelho e, sobretudo, na  vivência dele. Ler e praticar as escrituras é algo que deve arder no coração de cada membro da família.

O texto a ser explorado traz a construção dos principais atributos para um lar solidificado e edificado.

1-  A sabedoria
O aqui texto faz alusão a sabedoria da mulher, no que tange edificar sua casa, por alguns motivos.
  1. Quando a bíblia fala do homem, o trata como cabeça. Toda mulher que ignora isto, trás discórdia para o lar, pois se trata de um princípio bíblico da vontade de Deus.
  2. Todo homem que ignora essa vontade, ou faz mal uso dela, comete o mesmo erro. Pois sendo o Cristo o cabeça da igreja, morreu por ela. E sendo o homem o cabeça nada familia, deve, por ela, fazer mesmo.
  3. Quando lemos Gn 2.18, podemos melhor entender a necessidade de ambos reconhecer o seu papel na família.

2 - A edificação
Aqui está o foco central para que uma família tenha seu lar edificado.
Segundo o texto proposto (Pv 14.1), um lar só pode ser edificado se nele tiver o exercício praticado da sabedoria. E a maneira mais simples deste exercício ocorrer dar-se-á quando:
  1. Cada um entende seu papel na família. Filhos precisam saber que ainda não são pais e ainda assim, quando forem, permanecerão sendo filhos, nunca conseguirão ser país de seus pais.
  2. Marido precisa saber que é cabeça, não esposa. O homem não possui atributos conferido exclusivamente a mulher. É ela quem mais próximo do lar e, consequentemente dos filhos está. É ela quem administra, em concordância ao marido (cabeça), seu lar. Por fim, é ela quem possui o atributo da sensibilidade.
  3. Mulher precisa saber que é mulher e que jamais poderá exercer o papel do marido. Com ele está a força, proteção,  provisão, etc. O grande problema é quando a mulher ajuda seu marido fora (trabalho) e dentro de casa. Em 80% dos casos este passa ser um grande vilão de um lar

3 - A tolice
Quando a família tem, apenas a provisão só marido, ainda passando pelas adversidades financeira, permanece unida. Unida na oração por uma melhor qualidade de vida. Faltam, todos, a mesma língua. Respeitam os limites, pois conseguem, quando exercido a leitura bíblica diária e praticada capaz de trazer consigo o que é de suprema importância na vida e principalmente num lar. A sabedoria.

Conclusão
Sendo assim, é tolice pensar que na individualidade uma família pode ser bem sucedida.
A submissão da mulher, deve ser a resposta de um marido que ama. Como o amor de um marido é a resposta de uma mulher que é submissa.
Mulher, não negocie sua sabedoria, pois somente através dela edificará sua casa.
Deus não atribuiu este papel ao homem.. por isto não saia do estado de sábia para tola. A tolice levará você e sua família a ruína.

Por: Pastor Carlos Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.