Versículo do Dia


sábado, 29 de setembro de 2012

Quem facilmente se ira, comente doidice.


  Uma jovenzinha ficou muito feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo amarelinho. (lembrei da minha esposa). No dia seguinte, sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar, ela não pode, pois ia sair com sua mãe naquela manhã. Sua amiguinha, então, pediu-lhe emprestado o seu conjuntinho de chá para que pudesse,  brincar sozinha na garagem do prédio. A jovem não queria emprestar, mas, com a insistência da amiguinha, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.
Ao regressar do passeio, a jovenzinha ficou chocada em ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras e a bandejinha quebrada. Chorando e muito nervosa, a jovenzinha desabafou:
 - Está vendo, mamãe, o que a amiguinha fez comigo? Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão.
Totalmente descontrolada, a jovenzinha queria, porque queria ir ao apartamento da amiguinha pedir explicações. Mas a mamãe, com muito carinho, ponderou:
- Filhinha, uma vez lhe ensinei que a irar pode gerar más consequências, quase sempre, redundando em problemas para nós mesmos?
- Sim, mamãe, lembro-me, inclusive, que estes, a Bíblia trata como doidos, rsrs.
 A Bíblia diz, em Provérbios 14:17 "Quem facilmente se ira, fará doidices, mas o homem discreto é paciente."
 A logo jovenzinha procurou ocupar a mente com outra coisa, para acalmar os ânimos.
 Mais tarde, alguém toca a campainha. Era sua amiguinha, toda sem graça, com um embrulho na mão e sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, disse:
 - Sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente? Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado.
Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você. Espero que você não fique com aborrecida comigo. Não foi minha culpa.
 - Não tem problema, disse a jovenzinha, aprendi com Deus e com a mamãe que a ira serve apenas para nos tirar do centro da vontade de Deus. E, tomando a sua coleguinha pela mão, levou-a para o quarto para contar os ensinos apresentado por sua mamãe.
Tenho visto muita gente fazendo besteira porque se deixou levar pelo impulso da ira, que é momentânea. Muitas vezes damos uma pequena brecha e o inimigo se prevalece dela. 
Vemos em noticiário que: 
Um pai de família matou um desconhecido por ter sido fechado de forma violenta no trânsito; 
Um advogado assassinou o síndico do seu prédio depois de uma discussão sobre assuntos triviais;
Um torcedor atirou num ônibus cheio de outros torcedores que comemoravam a vitória do time rival;
Tudo isso poderia ter sido evitado se estas pessoas fossem discretas e pacientes, como ensina o texto.

Para não cometer doidices quando irados (a), esse é um ótimo conselho: Não se deixe levar pela emoção da ira. O tempo é suficiente para controlar os impulsos até as coisas melhor serem compreendidas.
Lembremo-nos o que diz as sagradas escrituras: "Irai-vos, e não pequeis", Ef. 4.26a.

Adaptado – Carlos Eduardo

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.