Versículo do Dia


sábado, 8 de setembro de 2012

Tatuagens e piercings.

"O que diz a Bíblia a respeito."

Resposta: A lei do Velho Testamento ordenou aos israelitas: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor” (Levítico 19:28). Portanto, apesar de não estarem os crentes sob a lei do Velho Testamento nos dias de hoje (Romanos 10:4; Gálatas 3:23-25; Efésios 2:15), o fato de ter havido um uma ordem contra tatuagens deveria nos fazer pensar sobre a questão. O Novo Testamento não faz menção sobre os crentes fazerem ou não tatuagem.

Em relação às tatuagens e piercings, um bom teste é determinar se podemos ou não, com honestidade e sã consciência, pedir a Deus que abençoe e use esta atividade particular para Seus bons propósitos. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (I Coríntios 10:31). A Bíblia não se coloca condenando tatuagens ou piercings, mas também não nos dá razão alguma para crermos que Deus nos deixaria fazê-los.

Outra questão a considerar é o recato. A Bíblia nos instrui ao recato no vestir (I Timóteo 2:9). Um aspecto do vestir recatadamente é nos certificarmos de que cada parte que precisa ser coberta com roupas está adequadamente vestida. Entretanto, o significado essencial do recato é não chamar atenção para si mesmo. As pessoas que se vestem com recato o fazem de maneira tal que jamais chamam atenção para si mesmas. Tatuagens e piercings, com certeza, são chamativos. Neste sentido, as tatuagens e piercings não são recatados.

Um princípio importante das escrituras a respeito de casos sobre os quais a Bíblia não lida especificamente é que, se há dúvidas se isto agrada ou não a Deus, então é melhor não fazê-lo. “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14:23). Precisamos ter em mente que nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus. Apesar de não se aplicar diretamente a tatuagens e piercings, I Coríntios 6:19-20 nos dá um princípio: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” Esta grande verdade deve sempre pesar no que fazemos e até onde podemos ir em relação a nossos corpos. Se nossos corpos pertencem a Deus, deveremos sempre nos certificar de que temos Sua clara “permissão” antes de neles deixarmos “marcas” com tatuagens e piercings.

Observe a imagem e examine-se antes de fazer uma, caso tenha feito sem este conhecimento, Deus não leva em conta o tempo da ignorância.

2 comentários:

  1. Também é preciso considerar a questão cultural... Pois o mesmo para os piercings deveria servir para brincos, que são exatamente a mesma coisa em outra parte do corpo, mas não são questionados, por fazerem parte da cultura conservadora (e hipócrita).

    Deus também não nos dá motivo pra crermos que Ele deixou furarmos nossas orelhas e de nossos filhos ainda bebês, e se furamos nossas orelhas com naturalidade, não vejo diferença em furar o nariz, a boca, ou mesmo a orelha em lugares diferentes, nem porquê dar a isso um nome e significado diferente.

    É muito fácil usar a Bíblia pra justificar nossos preconceitos culturais, difícil é admitir que isso não faz tanta diferença pra Deus, mas pra nós, que em nosso orgulho queremos impor à todos os mesmos conceitos padronizados de estética. Na verdade o evangelho é bem mais simples!

    “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:37-40)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário.
      Deus ama o tatuado a mesma medida que o não tatuado.
      Lembremo-nos, que somos templos do Espírito Santo.

      Excluir

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.