Versículo do Dia


sábado, 22 de setembro de 2012

Como Deus vê o ancião? Justo. Sl 92.12-15


Introdução:
As escrituras nos apresenta a forma que Deus vê o ancião. Embora o texto inicie falando sobre o justo, entretanto, Davi em seu relato, conclui que podemos tratar justo como justo, principalmente, quando ele, ainda em sua velhice, permanecer no Senhor. O que o torna justo.  Vejamos, pois, os atributos de um justo quando comparado ao ancião: 

1 - Comparado a palmeira florida v12;
 A Palmeira se adapta bem em qualquer ambiente: zonas rurais, urbanas e interiores. Seu tamanho varia, de acordo com seu aproveitamento e condições ambientais. Podem crescer até 10 metros ou mais. 
A Bíblia, no mesmo Salmo, indica o melhor lugar onde o "cristão palmeira" deve ser plantado: "Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus". 
Adubada pela Palavra de Deus, a planta cria raízes firmes e profundas e assim, alcança grande crescimento. 
As palmeiras se destacam, são visíveis a longas distâncias. Assim é o servo de Deus: é notado pela sua maneira especial de ser, seu amor e testemunho alcançam vidas, mesmo que estas estejam em lugares longícuos.

2 - Comparado ao crescente cedro do Líbano v12b ;
Não foi à toa que Davi comparou a palmeira e o cedro no Líbano com o ancião. Deus criou a natureza, para com ela, aprendermos.
Sabemos acerca do Cedro do Líbano que ele cresce devagar, mas chega a atingir a altura de até 40 metros. 
Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer.

3 - O motivo dessa comparação v14; 
Podemos observar, em nossas respectivas igrejas, a responsabilidade e compromisso dos anciãos, pois criaram raizes profundas. São eles quem sustenta em oração cada ministério da casa do Senhor, são eles que anunciam, com a vida, como é bom é ser fiel a Deus, são eles quem ensina-nos quando crianças o justo caminho a ser trilhado, são eles instrumentos de Deus ontem que nos passam o cajado de um legado para darmos continuidade ao ministério da palavra de Deus.

Conclusão v13.
O ancião tem o prazer de anunciar que o Senhor é reto, testemunhando, ainda calado, mas com sua vida, permanecendo no Senhor como rocha inabalável, florescendo por estarem plantados nos átrios do Pai. Porque Deus é justo e n’Ele não há injustiça.

Por: Carlos Eduardo

1 comentários:

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.