Versículo do Dia


domingo, 24 de outubro de 2010

A importância de um líder. Lc 22.24-30


Introdução
Toda empresa precisa de um líder. Vamos supor que este líder ocupa o cargo mais elevado de uma empresa, "a gerencia". Ele tem ou recebe o domínio sobre a mesma? Ele é respeitado por seus liderados? Será que não sendo o gerente todos teriam o mesmo respeito por ele? Com base nesta introdução destacam-se três aspectos importantes para um líder.


I - Oferecer uma causa, não apenas tarefas; v24,25
Cria um ambiente de motivação profunda ao deixar claro o significado que transcende a tarefa. Ajuda as pessoas a identificarem com clareza o rumo que pretendem seguir. Estimula as pessoas a reconhecer sua importância.
Jesus estava enfrentando a realidade de que seria traído e morto, enquanto os discípulos discutiam qual dele era o maior. Porque Jesus não apontou Judas, o traidor, como o menor? Podemos afirmar que Judas não era importante para Ele?

II - Surpreende pelos resultados, fazendo mais do que o esperado; 26-27
Consegue obter resultados incomuns de pessoas comuns. Surpreende, superando sempre o esperado. Em vez de simplesmente dar ordens e cobrar rendimento, incentiva cada um a fazer o seu melhor, porque dá o seu melhor. Não espera acontecer. Cria as oportunidades.
Jesus como líder ensina-nos que devemos ser mais do que pensamos. “v4 levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se. v5 Depois pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.”
 Jo 13:4,5. Era o serviço dos escravos a atitude de Jesus, porém surpreendente seu exemplo de liderança.

III - Liderar por inteiro, não a metade; v28-29
Atua onde faz diferença, não fica confinado às "paredes" do seu território formal. Não influencia somente quem está do lado "de dentro" da empresa, equipe. Um liderado pode influenciar seu líder. Ser líder é construir "pontes", em vez de "paredes".
Um líder cristão deve seguir a Cristo até as últimas conseqüências. Não importa os obstáculos a serem vencidos e sim vencê-los em Cristo e por Cristo. Ele mesmo quem outorgou essa autoridade, sendo exemplo e parando somente quando lhe fora ceifado a vida.

Conclusão; v30
É de suma importância para um Líder criar clima de ética, integridade, confiança, respeito pelo próximo, transparência, aprendizado contínuo, inovação, pro atividade, humildade, inteligência emocional. Porém sem amor de nada vale. I Co 13.2
Jesus foi e é tudo isso por amor de nós. E por amor de Jesus o que temos sido?
Aprendamos com Cristo a importância de um líder.

Por: Carlos Eduardo

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.