Versículo do Dia


segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Omissão também é um pecado.


Estudo extraido J. C. Ryle - Santidade – Sem a Qual Ninguém Verá o Senhor, Editora Fiel - p.28-29

... É comum, dizer, a qualquer dedicado(a) ao estudo da Sacro Santa Palavra de Deus, que o homem, ao longo de sua história, tem dificuldade em receber a lei de Deus em sua mente e coração, mesmo não havendo qualquer ato externo e visível de iniquidade.
 Nosso Senhor resolveu a questão sem deixar dúvidas. Ao proferir o Sermão do Monte (Mt 5:21-28), Jesus esclareu bem estas questões. Já dizia um poeta: “Um homem pode sorrir, sorrir e ainda ser um vilão”.

Logo, dizer a um estudante dedicado, que há pecados de omissão tanto quanto de comissão, e que pecamos, tal como diz o nosso livro de oração, ao “deixarmos de fazer as coisas que deveríamos fazer” tanto quanto ao “fazermos aquilo que não deveríamos”. 

As solenes palavras do Mestre, no evangelho de Mateus, também deixam a questão sem sombras de dúvidas. Na escrita: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber” (Mt 25:41-42), leva-nos a uma reflexão, sobretudo, aos pecados de omissão”. Penso ser necessário relembrá-lo(a), caro leitor(a), que um homem pode cometer um pecado e, no entanto, fazê-lo por ignorância, julgando-se inocente, quando na realidade é culpado. 

Não consigo perceber qualquer garantia bíblica para ao mal do século, de que “o pecado não é pecado, enquanto não o percebermos e tomarmos consciência dele”. Ignorando a narrativa dos capítulos 4° e 5° do livro de Levítico, bem como capítulo 15° do livro de Números, vemos Israel recebendo instruções sobre pecados de ignorância que tornavam as pessoas imundas e que precisavam ser expiados (Lv 4:1-35; Lv 5:14-19; Nm 15:25-29), onde também o Senhor ensina expressamente que o servo que não soube da vontade do seu senhor, e não agiu conforme essa vontade, não será desculpado pela sua ignorância, mas castigado (Lc 12:48). Bem aventurados os que se permitem relembrar que, ao fazer do nosso conhecimento e de nossa consciência miseravel e imperfeita a medida de nossa pecaminosidade, arriscamo-nos pisar em terreno perigoso. Sendo assim, vale apena aprofundar-se um pouco mais nos estudos do livro de Levítico afim de alcancarmos, em Deus, amadurecimento ao ponto de colocar em prática todo conhecimento adquirido."...

Por; Pr Carlos Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.