Versículo do Dia


domingo, 28 de julho de 2019

O que Deus espera de mim como igreja?

Introdução Rm 12.1-2

O assunto a ser tratado, considera-se por volta de (57/58 d.C), como data da escrita. Alguns preferem considerar o começo de 58 d.C, como referência a sua escrita, isto porque seu autor estava concluindo sua terceira viagem missionária, iniciada em 54 d.C, quando de Éfeso foi para Macedônia, depois Acaia e Corinto, onde permaneceu 3 (três) meses, considerando após este período, o término de sua missão, decidindo ir para Jerusalém afim de participar da festa de Pentecostes At 20:16. Enquanto estava Corinto, se hospedou na casa de Gaio Rm 16:23, quando então decidiu escrever para os cristãos desta igreja, sendo esta carta levada pela diaconisa Febe Rm 16:1, expondo na carta, as grandes linhas do evangelho. Ou seja, seu maior tratado, cujo tema é a revelação da ira de Deus contra o pecado e a justiça pela fé como base da justificação.

Precisamos observar, à quem a carta está sendo endereçada. A maior igreja da época!!! Haja vista, o berço do paganismo. Logo é notório a preocupação do autor com a unidade da igreja. Quando falamos em Koinonia, devemos pensar em comunhão. Ou seja, participar de algo indivisível. Podemos entender comunhão como unidade, pois ter algo em comum é o mesmo que ter unidade na igreja, conforme lermos em At 2:42-47. Estamos falando da Igreja Apostólica Romana e do apóstolo Paulo.

Para maior compreensão do texto, precisamos discernir o que diverge o pensamento cristão do pensamento apresentado pelo apóstolo. Ou seja precisamos saber:

1 - O que é igreja
Na visão de Paulo, igreja é o (único) corpo de Cristo, o qual é formado por vários e diferentes membros. Porém com algo em comum: funcionamos todos no mesmo corpo de Cristo, sob a direção do (único) Espírito Santo de Deus! 1Co 12:12-13.

Nos ensinaram uma visão deturpada do que é culto!!! Onde aprendemos que culto é a reunião dos "santos". Que santo, se todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus? Rm 3:23-24; Aprendemos, e até usamos a bíblia para dizer que "aquele que pode fazer o bem e não faz, comete pecado" Tg 4:17, o mesmo que uma Ceita famosa que prega a necessidade de fazer o bem para alcançar status de espírito, ou seja, usamos a bíblia para sustentar nossos erros e as vezes o nosso ego; Aprendemos que vamos a igreja para adorar a Deus, isto os demônios também fazem Tg 2:19, e melhor do que muitos "cristãos", estremecem; Lembro-me que o mesmo fez satanás quando tentou usar a palavra de Deus contra o próprio Deus da palavra na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo.

Apresentar os nossos corpos a Deus é o nosso “culto, racional”, Rm 12:1-2. Qual o significado desta expressão? Para entender o termo usado por Paulo, devemos compreender estas três palavras que ele empregou.

2 - O que é culto
Ao fazer uma exegese do texto, foi possível identificar que a palavra “culto” quando traduzida de sua origem (latreia) grega, diverge bastante daquilo que a igreja tem compreendido como culto.

Aparece cinco vezes no Novo Testamento. Na Almeida Revista e Atualizada 2ª Edição, é traduzida “culto” em Jo 16:2; Rm 9:4 e Rm 12:1. Enquanto Hb 9:1 e Hb 9:6, Significa “serviço(s) sagrado(s)”. Podemos pensar ser o serviço de obediência a Deus em geral, ou pode se referir, como nas duas citações em Hebreus 9, aos atos específicos de louvor dirigidos a Deus. Assim, a palavra culto, em nosso uso hoje, corretamente descreve o serviço dado ao Senhor, isto quando os cristãos o adoram. Mas, a mesma palavra pode abranger qualquer ato de obediência que honra o nome de Deus.

3 - O que é ser racional
Racional vem da palavra grega logikos. Não é difícil perceber a idéia da lógica ou raciocínio. Este adjetivo aparece, no Novo Testamento, somente aqui e em 1Pe 2:2, onde descreve o leite espiritual.

A forma do substantivo (logos), porém, aparece mais de 300 vezes no NT, e é traduzida por termos como palavra, conta, ensinamento, modo, ditado, testemunho, verbo etc. A ideia principal tem a ver com discurso (palavra/verbo) e raciocínio.

Conclusão
O que é, então, igreja, culto, ser racional?
Rm 12:1-2, afirma que nosso estudo nunca deve se reduzir a um exercício acadêmico, aprendendo por aprender. Em Jo 1:1 "εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος". Ou seja. O conhecimento da palavra de Deus exige uma aplicação prática. A maioria das cartas do NT, como é o caso de Romanos, contém uma série de aplicações práticas no final, depois de estabelecer a base doutrinária. Tiago (Tg 1:22) disse: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes.” Este é o nosso culto racional!

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” 2 Co 13:13


Por; Pastor Carlos Ferreira (Pr.Kadu)

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.