Versículo do Dia


sexta-feira, 26 de agosto de 2016

É possível o homem ser perfeito na terra?

Texto 2Tm 3.15,16

Introdução
Penso não ser novidade pra você, amado leitor e seguidor deste ministério, o termo "ninguém é perfeito". Confesso por muitas vezes, já ter feito uso deste jargão.
Acontece que ao me deparar com o texto explorado, após algumas consultas, identifiquei que a frase, realmente, não passa de um jargão. Mais uma, do astuto inimigo de nossas almas.
O texto não só nos mostra, como nos ensina como alcançar a perfeição. Para tanto, precisamos exercer, pelo menos, três atributos cruciais:

1 - Humildade v2
O texto aqui reporta ao pior estado do ser, onde o antropopatismo (O sentimento do homem para com Deus) sai de cena respeitando o livre arbítrio humano, que sem humildemente alguma, dar lugar ao antropocentrismo (O sentimento do homem acima do sentimento com Deus).

"Pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios (2ª Tm 3.2)."

Todo aquele que tira Deus do centro de sua vida, deixando de cumprir e invertendo o primeiro do novo mandamento, para estes 2Tm 3.2-5, carta ou epístola endereçada ao jovem aspirante ao episcopado é bem esclarecedora do assunto. Todavia, o mesmo texto exorta instruindo como fazer com homens que assim escolhem ser. Simples, "afasta-te destes", Pois todo aquele que não é humilde, não é verdadeiro.

2 - Verdade v9
Com o avanço do século, onde querendo ou não, todos, somos evolucionistas (pelo avanço social), não mais somos identificados por nome e sim pelos famosos, Nick Names das redes sociais, onde muitos têm sido facilmente levados ao auto-engano conforme lemos em Tg 1.22 .

"Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi o daqueles (2ª Tm 3.9)".

Diante de tanta frieza, não podemos, nem tão pouco precisamos temer, pois Deus se utiliza do próprio insensato para manifestar Seu poder por meio do indivíduo revelando suas obras ou seus enganos. Porque todo aquele que não é verdadeiro, não persevera e não é digno de confiança.

3 - Perseverança v14
Ainda que as circunstâncias da vida exijam remar contra maré, lembre-se, Cristo estará sempre no barco remando com os Seus. Aqueles cujo, haja o que houver, estão sempre prontos e dispostos a dar continuidade a Sua obra.

"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido (2ª Tm 3.14)."

Se por ventura está sendo perseguido por amor a Deus, glorifique o nome do Senhor! Isso é sinal que seu trabalho não está sendo vão, pois estás incomodando as trevas. Saiba também, que todos os que se colocaram diante de Deus e aceitaram Seu chamado, grande foi o seu galardão. E ainda que não seja na terra, Deus tem algo melhor separado para você na eternidade. Já, aquele que não é humilde, não é verdadeiro e não persevera, não é digno de ser perfeito e alcançar a morada celeste.

Conclusão vv15-16
"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra (2ª Tm 3.15-16)".

Sendo assim, busque a perfeição, intimidade com a palavra de Deus, bem como com o Deus da palavra, persevere humildemente na verdade, se tu uma benção e seja perfeito, sem perder de vista, que o tempo de alcançar a perfeição não é com você e sim o tempo de buscá-la.

Por: Carlos Eduardo (Pr. Kadu)

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.