Versículo do Dia


sábado, 4 de junho de 2016

Os fundamentos de uma família cristã

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam"

(Sl 127:1a).

Para que compreendas o que Deus quer lhe ensinar com este estudo, ore ao Senhor e peça que Seu Santo Espírito abra seu entendimento afim de que o mesmo, pela palavra de Deus, entre em seu indelével e faça morada no teu coração.

Neste estudo aprenderemos sobre os fundamentos necessários para que a família cristã seja abençoada. Sabemos que Deus é o criador da família. No livro de Gênesis lemos que Deus criou o homem e viu que não era bom que o mesmo permanecesse sozinho, e então cria a mulher para ser sua auxiliadora (Gn 2:18-25). Formando assim a primeira família da terra. Começa assim, a história da civilização humana, baseada nos princípios e valores instituídos pelo Seu Criador. Diga-se de passagem a melhor e única instituição jamais falida, ainda diante dos bombardeios cotidiano e dos falsos profetas das respectivas gerações.

São Estes os fundamentos de uma família cristã:

1 - Estar firmes na rocha que é Cristo Jesus (Mt 7: 24-27)
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Nesse texto entendemos que a casa ( família) a qual a base não é Jesus, fica sujeito a ruína e destruição.

2 - Exercer a prática do amor (1 Co 13.1-7):
Amor não é sentimento, é decisão e mandamento.
"Quem ama" não trata mal; Não se irrita e não suspeita mal; Não é injusto, mas é sempre verdadeiro; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.

3 - Temer ao Senhor  ( Sl 128:1-4):
Nesse Salmo vemos alguns dos benefícios para a família que teme e obedece ao Senhor.
Tudo vai bem. Pois é quem Deus garante cuidado para a família. Principalmente a que obedece Seus preceitos, pois n'Ele vemos as virtudes e os valores da família. Mulheres e filhos virtuosos, e promessa de dias prolongados, gozo e paz dentro do lar. Que maravilha!

4 - Disciplina Espiritual ( Pv 22:6):
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."

Por melhor que seja a instrução dos pais à Seus respectivos filhos, se não forem instruídas no caminho do Senhor, vã será toda e qualquer instrução. Jamais instrua seu filho fora dos fundamentos bíblicos. E esse papel cabe aos pais, pois se derem um bom exemplo com oração, leitura da palavra e coisas do gênero, automaticamente terão filhos com os mesmo hábitos. Não adianta falar para os filhos fazerem aquilo que nós pais não fazemos. Segundo a ciência, as crianças aprendem muito mais vendo e observando do que propriamente ouvindo. Lembre-se: Se não as ensinarmos, o mundo as ensinará.


5 - Viver em harmonia ( Sl 133:1):

"OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união."

Unidos somos abençoados por Deus. Em muitas partes da Bíblia Sagrada vemos que a união fez toda a diferença. No caso do Paralítico que foi ajudado pelos seus  4 amigos, amigos que em "união" o levaram até a presença do Mestre Jesus, o qual fez um grande milagre. Também vemos que Paulo e Silas quando estavam presos, juntos louvaram aos Senhor e as prisões se abriram.

"Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus."  (Mt 18:19).

Conclusão
Amado leitor(a), devemos cuidar para viver bem com nossa família. Para tanto precisamos, antes de toda e qualquer coisa, cuidar do nosso relacionamento com nosso Deus. Somente na intimidade com o Pai teremos condições de mostrar o melhor caminho a ser seguido e assim orientar nossa família. 

Sendo assim, apegue-se ao Senhor, receba d'Ele as melhores instruções, corrija os erros e cuide bem de sua família. 



Por: Carlos Eduardo (Pr. Kadu)

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto, que o Senhor continue te iluminando, na escrita dos textos valiosos e proveitosos para o nosso fortalecimento espitual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!! Recebo, pastorzão! Que honra o amado por aqui!!!! Obrigado.

      Excluir

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.