Versículo do Dia


sábado, 20 de outubro de 2012

É maldito o homem que confia no homem? Penso que não.



Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!  Jeremias 17.5
Muitos leem apenas a parte “a” do texto bíblico, distorcendo o que o profeta Jeremias diz, dando sua própria interpretação, usando somente a primeira parte do versículo para pautar: traição, falsidade etc. Enchem a boca para dizer “Não devemos confiar nas pessoas”. Interpretação totalmente equivocada. Basta continuar leitura que o sentido da mesma nos direciona para pessoas que confiam no homem ao ponto de colocar a sua esperança e fé nele, acaba praticando o egocentrismo, rejeitando o poder de Deus. É esse tipo de confiança que a Bíblia se refere neste contexto.
Depois do “faça por onde que eu te ajudarei” e “a voz do povo é a voz de Deus”, uma das frases mais faladas no meio cristão (infelizmente) eis que é chegada a frase: “Maldito o homem que confia no outro homem”. As primeiras frases não passam de um ditado popular, entretanto, a frase “maldito o homem que confia no outro homem” é bíblica e encontra-se em Jeremias 17:5a.
Se a frase é bíblica então qual seria o problema que circunda esta famosa frase?
Certamente o problema não é a frase em si, pois, ela não se trata de um jargão e nem um ditado popular, é um versículo bíblico da palavra de Deus, viva e real. O que acontece é que este versículo dever ser contextualizado em seu contexto, visto como um todo e não em partes, “Texto Sem Contexto é Pretexto Para Mentiras” (Linartt Vieira)
Tal interpretação errônea é perigosa, pois descontextualiza e muda o sentido real da palavra.
É compreensível que os seres humanos tenham uma tendência natural de colocar suas esperanças em outros seres humanos, essa confiança é normal (quando confiamos na honestidade das pessoas, na discrição de um amigo, no conselho de um familiar, na esposa…) é totalmente saudável. Porém Deus reprova-nos quando trocamos a nossa confiança e fé n’Ele, pela confiança em nós mesmos e em outros homens. É o pecado do orgulho, da altivez, da autossuficiência, da descrença em Deus. “e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR”! A segunda parte nos dá a interpretação verdadeira.
No mesmo capítulo de Jeremias 17 está escrito “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.” Esse é o tipo de atitude que o Senhor deseja dos seus filhos CONFIANÇA plena n’Ele, certo de que Deus tem o melhor para n’Ele creem. Sua vontade é perfeita, boa e agradável. Se voltarmos nossos olhos para Jesus, perceberemos o quanto amava seus discípulos. O Jesus tinha um grande relacionamento com eles, viajava ceiava, bem como os ensinava, porém não colocava sua confiança neles, pois conhecia a natureza humana. Não significa dizer que Jesus não confiava no relacionamento que tinha com seus discípulos; apenas depositava maior confiança em Seu Pai celestial. É assim que devemos ser.
O homem forma relacionamentos escravo dependente de outros, em vez de buscar a Deus. Todavia não devemos agir de tal forma. Ainda que tenha os “melhores relacionamentos”, pelo fato do homem ser imperito corre-se o risco de um desapontamento por aquele em que fora depositado tal confiança. É certo amar e respeitar os outros, mas lembre-se sempre de que o Único que nunca falhará é Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.