Versículo do Dia


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A virtude de um discípulo Lc 14-25-33



Introdução
Reflexão: Mt 4.1-11
Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou...

· “Discípulo é a pessoa que aprende a viver a vida que seu mestre vive”. (Juan Carlos Ortiz).
Mediante o exemplo  apresentado por Jesus, quero destacar algumas virtudes de um discípulo:

 1) Acima de tudo, o discípulo ama a Cristo v26;
“E não aborrecer” – O verbo apresentado no texto significa desejar menos algo, em relação a qualquer outra coisa. Jesus sabia como, sabe até hoje, que a escolha da salvação significa rejeição de muitos, até mesmo da própria família, por não aceitar a melhor escolha que o homem pode fazer, ou seja, Jesus sempre estar em primeiro plano na vida do discípulo.

2) Leva a sua cruz até o fim v27;
Assim como o exemplo de Jesus no monte, o discípulo não abre mão da sua fé, obediência e adoração a Deus. Está sempre preparado para vencer os obstáculos da vida, se por ventura for necessário padecer por por Cristo, para ele é ganho, como afirma o apostolo Paulo “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” Fp 1:21 concordando com as palavras de Jesus  “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.”Lc 14:27

3) Não escandaliza o evangelho vv28-32
Nestes versos, encontramos talvez, a maior virtude de um discípulo, ele preserva genuinamente os ensinos de Jesus, afim de não escandaliza-lo, seguindo exatamente as pegadas do Mestre, dando exemplo com a própria vida, calculando a real forma de vencer todos os obstáculos, ainda que tenha que dar um passo atrás, cumprindo o que para muitos é um estado de humilhação, entre tanto esta sábia atitude lhe permite mais tarde dar dois ou mais a frente. “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” Lc 14:11

 Conclusão v33
A maior virtude do homem é quando ele deseja ser discípulo e assume um compromisso verdadeiro com Jesus.  Ama-o mais do que tudo: seus familiares, seus negócios sua própria vida não negociando sua fé quando chega à passageira tempestade, tomando para si a mortificação da carne e testemunhando o amor e a graça do Senhor Jesus Cristo entregando-se, por completo, para o Senhor.

Por: Carlos Eduardo

2 comentários:

  1. Muito boa suas ministrações.
    Continue permitindo ser instrumento do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. São assim, porque não vem de mim. Como bem colocaste, sou apenas o instrumento.
    Que o Espírito Santo de Deus continue falar ao teu coração e, muito obrigado por visitar meu blog.

    ResponderExcluir

Todo tipo de comentário desrespeitoso será deletado.